Versión Imprimible

Brasil

Fórum Urbano Mundial e Fórum Social Urbano.


 

Segue breve balanço dos fóruns, V Fórum Urbano Mundial e do Fórum Social Urbano, realizados de 22 a 26 de março, no Rio de Janeiro, bem como documentos em anexo.

Fórum Urbano Mundial

Como resultado da atuação coletiva, se conseguiu incluir no Relatório do V FUM a Carta do Rio, lida pelo governo brasileiro na sessão de fechamento, como referência para a conceituação do direito à cidade. Foi uma grande conquista,  que o V FUM tenha como um dos documentos  a Carta do Rio sobre o Direito à Cidade,  que contempla os principais elementos da plataforma do direito à  cidade. Esta foi mais uma vitória de todos os segmentos da sociedade que lutam pela existência de cidades justas, democráticas, humanas e sustentáveis.

Fórum Social Urbano

O Fórum Social Urbano foi um marco na história recente dos movimentos sociais do Rio de Janeiro. Como contraponto ao V FUM, os movimentos e organizações mostraram sua capacidade de organização e realizaram um momento inédito que compreendeu: passeata na abertura do V FUM; e mais de 100 atividades de debate e articulação de diferentes movimentos: moradia e reforma urbana, atingidos por barragens, sem teto, sem terra, movimento negro, contra a faxina étnica, entre outros.

Como resultados desta articulação foram tirados os seguintes encaminhamentos:

- a proposta de que o dia 25 de março constitua-se um dia internacional de lutas urbanas, que unifiquem movimentos sociais;

- a aprovação da "Carta do Rio: nos bairros e nos mundos, em luta pelo direito à cidade, pela democracia e justiças urbanas", 





HIC-AL. - Huatusco No. 39 - Col. Roma Sur - 06760 México D.F. info@hic-al.org