Mais de 35 mulheres procedentes da ??frica, América e Europa reuniram-se em Barcelona entre o 12 e 14 de fevereiro para elaborar estratégias referentes à concreção do direito à moradia que contemplem questões de gênero e a situação dos grupos de mulheres mais vulneráveis.
O evento foi organizado pela HIC e o Observatorio DESC da Barcelona. Como disse o Relator da ONU para a Moradia Adecuada, Miloon Kothari “os mesmos fatores afetam de forma distinta a homens e mulheres???. Kothari, no informe que apresentou à Comissão de Directos Humanos, e que inclui as principias conclussões de oito consultas regionais sobre o tópico realizadas nos últimos cinco anos, adverte que é urgente que os Estados reforcem seus quadros jurídicos e normativos para proteger o direito das mulheres a uma moradia adequada, à terra e a herdar. O Relator tem comprovado que existe uma cultura de silêncio ante as violações dos directos das mulheres.
Alguns dos temas analisados foram:
Muitas das presentes falaram das dificultades para aceder a uma moradia pela impossibilidade de pagamento, o qual está vinculado com o fato que na maior parte do mundo os homens y mulheres não são remunerados com igualdade;
A situação das mulheres nos “desastres naturais???, já que elas são o alvo da violência física e psicológica;
Também ficou a descoberto a falta de harmonía entre os cuadros jurídicos nacionais e os tratados internacionais de protecção dos direitos humanos; além disso falou-se de algumas práticas culturais e religiosas que constituem obstáculos para os direitos humanos e um quadro de justificação tradicional da violação dos directos das mulheres.
No final do encontro as participantes acordaram fortalecer e articular o trabalho desde os diferentes pontos do mundo e continuar promovendo, defendendo e realizando o direito de todas as mulheres a um lugar onde morar em paz e com dignidade.
comunicado de imprensa (espanhol)
Mais informação: Aqui
Consultas regionais:
América Latina
Mediterráneo
Reporte do Relator de Moradia Adequada "Mujer y Vivienda Adecuada"