Versión Imprimible

Espanha

Seminário Internacional Mulher e o Direito à Moradia. Construindo Habitat desde a dignidade.


Mais de 35 mulheres procedentes da ??frica, América e Europa reuniram-se em Barcelona entre o 12 e 14 de fevereiro para elaborar estratégias referentes à concreção do direito à moradia que contemplem questões de gênero e a situação dos grupos de mulheres mais vulneráveis.

 

O evento foi organizado pela HIC e o  Observatorio DESC da Barcelona. Como disse o Relator da ONU para a Moradia Adecuada, Miloon Kothari “os mesmos fatores afetam de forma distinta a homens e mulheres???. Kothari, no informe que apresentou à Comissão de Directos Humanos, e que inclui as principias conclussões de oito consultas regionais sobre o tópico realizadas nos últimos cinco anos, adverte que é urgente que os Estados reforcem seus quadros jurídicos e normativos para proteger o direito das mulheres a uma moradia adequada, à terra e a herdar. O Relator tem comprovado que existe uma cultura de silêncio ante as violações dos directos das mulheres.

 

Alguns dos temas analisados foram:

 

Muitas das presentes falaram das dificultades para aceder a uma moradia pela impossibilidade de pagamento, o qual está vinculado com o fato que na maior parte do mundo os homens y mulheres não são remunerados com igualdade;

 

A situação das mulheres nos “desastres naturais???, já que elas são o alvo da violência física e psicológica;

 

Também ficou a descoberto a falta de harmonía entre os cuadros jurídicos nacionais e os tratados internacionais de protecção dos direitos humanos; além disso falou-se de algumas práticas culturais e religiosas que constituem obstáculos para os direitos humanos e um quadro de justificação tradicional da violação dos directos das mulheres.

 

No final do encontro as participantes acordaram fortalecer e articular o trabalho desde os diferentes pontos do mundo e continuar promovendo, defendendo e realizando o direito de todas as mulheres a um lugar onde morar em paz e com dignidade.

 

comunicado de imprensa (espanhol) 

 

Mais informação: Aqui

Consultas regionais:

América Latina

Mediterráneo

Reporte do Relator de Moradia Adequada "Mujer y Vivienda Adecuada"

 





HIC-AL. - Huatusco No. 39 - Col. Roma Sur - 06760 México D.F. info@hic-al.org