Versión Imprimible

Italia

Convite para o Fórum Social Urbano


 

Convidamos as organizações e redes locais, nacionais e internacionais de moradores, envolvidas com a luta pelo direito à moradia, bem como os cidadãos que reivindicam condições adequadas para viver nas cidades, para participarem do II Fórum Social Urbano (FSU), sendo este evento alternativo ao VI Fórum Mundial Urbano da ONU-Habitat.

Esse convite está baseado nos mesmos princípios do Fórum Social Mundial, diante da necessidade de desenvolver no nível local, nacional e internacional, os pontos positivos alcançados a partir da Assembleia Mundial dos Habitantes (Cidade do México, 2000), do I FSM (Porto Alegre, 2001) e nas outras edições do FSM, do FSU (Rio de Janeiro, 2010), da Assembleia Mundial dos Habitantes e Fórum dos Bairros Populares (Dakar, 2011), das Jornadas Mundiais para o Direito ao Habitat (outubro 2011), da Cúpula dos Povos (Rio de Janeiro, 2012) e apontamentos previstos para a próxima Assembleia Mundial dos Habitantes a se realizar no FSM em 2013.

O FSU de Nápoles vai se realizar num território formoso, rico em recursos, mas severamente castigado, sendo essa situação mais uma razão para construirmos juntos um espaço mais inclusivo. Nápoles vai representar um novo ponto no processo de consolidação do diálogo e das alianças na definição de uma plataforma e um programa de ação e lutas comuns entre os movimentos de habitantes (rurais e urbanos) e todas as organizações, redes e instituições que lutam pelo direito à moradia, a terra, aos bens comuns e à cidade.  Direitos que só podem ser protegidos construindo territórios mais justos, democráticos e sustentáveis e defendendo os moradores da crise, gerada pela globalização neoliberal.

Nós procuramos contribuir solidariamente com a reconstrução de cidades belas e habitáveis para todos, desenhadas sobre a base da Carta Mundial pelo Direito à Cidade, isso é, baseadas nos direitos humanos e ambientais coletivos e na responsabilidade dos habitantes de serem protagonistas de comunidades inclusivas: condições essenciais para um futuro sustentável.  

Nós queremos viver em cidades rebeldes que tenham o direito de se opor ao modelo que está detrás da atual crise, modelo fundado na hegemonia de paradigmas neoliberais que tentam impor receitas que só geram profundos conflitos sociais, econômicos e ambientais: privatização dos bens comuns, mercantilização dos territórios e o abandono das políticas habitacionais e urbanísticas e dos programas sociais de moradia.

Nós queremos lutar juntos contra as políticas que atacam a dignidade dos habitantes e a soberania democrática nos territórios, por meio da depreciação dos direitos dos cidadãos, da privação da participação popular, da criminalização dos movimentos de luta, e da permissividade às máfias para administrar territórios locais em crise, favorecidos também pela sistemática especulação e corrupção global.

É por isso que nós queremos destacar as experiências de lutas e alternativas dos movimentos locais e redes internacionais de todo o mundo que denunciam e lutam contra os despejos, apropriação de terras e especulação imobiliária, assim como também aquelas que propõem alternativas para a ocupação de prédios ociosos e para autogestão de cooperativas de moradia. Estas denúncias e propostas demonstram a urgência e a maturidade das reivindicações pelo direito à moradia, a terra, à cidade e aos bens comuns, princípios sobre os quais as futuras cidades devem ser construídas, agora.

¡Juntos em direção ao II FSU de Nápoles e muito além, para reforçar as lutas e propostas dos moradores locais e globais!!

Comitê Organizador do FSU 2012

Assine este convite e participe! A participação de cada um é fundamental para o êxito da intenção proposta!





HIC-AL. - Huatusco No. 39 - Col. Roma Sur - 06760 México D.F. info@hic-al.org