Jovens entre 15 e 32 anos têm até o dia 15 de abril para enviar solicitações de subsídios para projetos que incentivem a urbanização sustentável. A iniciativa é uma realização do Fundo para a Juventude Urbana do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e investirá um milhão de dólares em projetos promovidos por jovens de países em desenvolvimento.
Cada iniciativa selecionada poderá receber até 25 mil dólares para executar ações destinadas a melhorar as condições de moradia e garantir oportunidades para jovens em situação de pobreza nas cidades. Terão destaque também projetos que incentivem a igualdade de gênero.
Em documento sobre o Fundo para a Juventude Urbana, ONU-Habitat destaca que 85% dos jovens do mundo vivem em países em desenvolvimento. E ainda lembra que essa parcela da população é mais vulnerável a determinados problemas, como o desemprego, por exemplo.
"Os jovens, e especialmente as meninas e mulheres, são os mais vulneráveis aos problemas sociais que causam o desemprego e a pobreza. Sendo mais de 200 milhões os jovens que vivem afundados na pobreza em todo o mundo, indubitavelmente é necessário apoiar e dar uma participação significativa para a juventude que está crescendo neste mundo em rápido processo de urbanização", ressalta.
Por conta disso, o Fundo tem a proposta de contribuir com as ideias dos jovens que incentivem a urbanização sustentável. Além do auxílio em dinheiro para a execução das iniciativas, a ação tem o objetivo de documentar as melhores práticas de projetos e sensibilizar as pessoas para a necessidade da participação da juventude nas estratégias e políticas de desenvolvimento.
Para participar
Os/as jovens interessados/as em candidatar projetos para o Fundo para a Juventude Urbana têm até o dia 15 de abril para enviar a solicitação com todos os documentos exigidos através da página:http://www.unhabitatyouthfund.org/Default.aspx
Os projetos devem ser promovidos por jovens de 15 a 32 anos de idade, incentivar a inclusão de gênero e ser realizados em países em desenvolvimento (nações da África, da América Latina e do Caribe, da Ásia - exceto Japão -, e da Oceania - menos Austrália e Nova Zelândia).
As iniciativas devem ainda contribuir para o desenvolvimento urbano em uma das sete categorias: Espaço Urbano, Legislação e Governo; Planejamento Urbano e Desenho; Economia Urbana; Prestações Básicas de Serviços Urbanos; Moradia e melhoramento dos bairros de casebres; Redução de Risco e Reabilitação; e Investigação e Desenvolvimento de Capacidades.
Os projetos serão avaliados levando em consideração a pertinência em relação aos objetivos e prioridades do Fundo, qualidade da formulação do projeto e capacidade organizacional. O resultado será divulgado no dia 1° de outubro, por ocasião do Dia Mundial do Habitat (celebrado todos os anos na primeira segunda-feira de outubro).
Para mais informações, acesse: www.onuhabitat.org/jovenes