Versión Imprimible

Brasil

Lançamento do livro Copa para quem e para quê? Um olhar sobre os legados dos mundiais do Brasil, África do Sul e Alemanha.


Lançamento do livro: Copa para quem e para quê? Um olhar sobre os legados dos mundiais no Brasil, África do Sul e Alemanha - Marilene de Paula e Dawid Danilo Bartelt (Org) Christian Russau, Glaucia Marinho, Laura Burocco, Mario Campagnani, Renato Cosentino
Palestrantes: Niren Tolsi (Jornalista Sul Africano), Thomas Fatheuer (Fundação Heinrich Böll), Laura Burocco (Doutoranda ECO/UFRJ), Renato Cosentino (Justiça Global)

28 de abril – 13 às 16h - Sala 1

A expulsão de moradores das suas casas é uma das semelhanças das violações de direitos que acontecem no Brasil e na África. Segundo estimativas dos comitês populares da copa, 250 mil pessoas sofrem ou estão em processo de remoção no Brasil por conta dos megaeventos, ou seja, há uma espécie de higienização social para que cada vez mais as cidades sejam vistas como território de investimentos. E na maioria dos casos, os processos de remoções desrespeitam normas internacionais, como a necessidade de notificação em tempo hábil, a participação dos atingidos nas discussões sobre os despejos, indenizações adequadas ou moradias equivalentes, e sempre que possíveis, alocações próximas das antigas casas.

#‎copaparaquem&paraquê? #Copaparaquem? #‎Böllpordireitos





HIC-AL. - Huatusco No. 39 - Col. Roma Sur - 06760 México D.F. info@hic-al.org