Habitat International Coalition - América Latina


Contacto
 
Buscar: Artículos
@habitat_intl
@hicpresident
 

“Não Partam a Minha Casa” Angola – o nascimento de um movimento pelo Direito à Habitação, e a importância da integração de lutas locais, nacionais e globais.

Angola, Agosto 2010


 

Por Rita Silva, activista

Nos dias 29, 30 e 31 de Julho teve lugar em Benguela, Angola, a Conferência "Não Partam a Minha Casa" organizada e participada por organizações da sociedade civil angolana com a participação de comunidades afectadas por demolições e despejos forçados das províncias de Luanda, Benguela, Kwanza Sul, Huíla e Lunda Sul.

Cerca de 250 pessoas, durante três dias discutiram a realidade das demolições e despejos forçados, denunciaram abusos e atropelos graves à dignidade humana, ao direito nacional e internacional, direitos humanos, problemáticas sociais e territoriais em Angola, desenvolvimento das cidades, elaboraram propostas para o desenvolvimento da requalificação das cidades e para o reassentamento e realojamento dignos quando estes têm de existir, reivindicaram a devida compensação de todas e todos, afectados por esta realidade.

Foi a primeira iniciativa do género em que organizações diversas e comunidades afectadas por esta realidade se juntam, criticam abertamente a actuação das entidades governamentais, reivindicam direitos, fazem propostas, exigem a sua participação no melhoramento das cidades e num desenvolvimento equilibrado que chegue a todos e a todas. A partir desta conferência foi concertada uma estratégia de trabalho conjunto e de aliança de movimentos nacionais, internacionais e comunidades em torno do Direito à Habitação que daqui para a frente pretende combater e denunciar as demolições e despejos forçados, defender os direitos e dignidade das pessoas e trabalhar em conjunto, sempre que possível, com as entidades públicas para evitar as práticas que têm sido seguidas.

Esta iniciativa traz vários elementos importantes que vale a pena precisar: a perda do medo de denunciar e criticar abertamente por vários sectores que até há pouco tempo geriam com muito cuidado as mensagens que mandavam para fora; o aumento da consciência crítica e liderança de organizações e comunidades em processos sociais de transformação; o trabalho em aliança, quer seja em termos nacionais, quer seja em termos internacionais, que assume no contexto angolano uma importância crucial.

Vale a pena recuar um pouco no tempo e tentar perceber como surge então esta iniciativa. Primeiro a guerra que empurrou milhões de pessoas para as cidades em busca de protecção e as precipitou em enormes bairros auto-construídos e caóticos; Depois a continuação do êxodo rural num país que continua até hoje a expulsar as pessoas das zonas rurais de várias maneiras, por interesses económicos ou por ausência total de investimento e políticas públicas nas zonas rurais; por fim, desde que a guerra acabou (2002) e se iniciou o processo de reconstrução nacional, o crescimento económico de Angola tem sido grande, devido aos recursos que tem e à entrada significativa de empresas e investidores que, em várias áreas, têm vindo a operar, neste novo El Dourado  num mundo em crise. Porém, por maior que seja tal crescimento, não tem sido favorável ao desenvolvimento económico e social da grande maioria dos e das angolanas. É sobretudo com a expansão acelerada da cidade de Luanda e com a especulação imobiliária nesta que começam as primeiras demolições em massa há cerca de quatro anos atrás. Depois começam-se a dar em vários pontos do país, devido ao desenvolvimento de projectos económicos diversos, desde hoteis até à exploração mineira, ou a reabilitação de uma ferrovia. O que é certo é que já foram desalojadas milhares de pessoas, expulsas das suas casas perderam o seu maior investimento, os seus haveres, as suas formas de subsistência económica. Não recebem qualquer apoio ou compensação, por vezes ficam a viver nos escombros, outras vezes são atiradas para descampados e ficam em tendas, ou sob chapas, lentamente vão começando a construir uma nova casa com esforço próprio, num processo de formação de novos mussekes (bairros auto-construídos, sem planeamento, sem saneamento) cada vez mais longe dos centros urbanos. Neste processo ficam privadas de água potável, da sua subsistência diária, de alimentação, incluindo um grande número de pessoas mais vulneráveis como são idosos, doentes, mulheres sós com crianças, mulheres grávidas.

Em Março de 2010, iniciou-se na cidade do Lubango, mais um processo de demolições e despejos forçados, em plena estação de chuvas. 3080 famílias perderam as suas casas (muitas destas devidamente legalizadas). Desta vez o protesto, já várias vezes ensaiado, alastrou-se a muitos sectores. O que estava a acontecer no Lubango - a violência com que aquilo tudo aconteceu, onde morreram sete pessoas, mulheres deram à luz debaixo da chuva torrencial e, até hoje, as famílias não têm acesso à água e ainda não conseguiram reerguer as suas vidas - impulsionou uma nova onde de protestos, impulsionada inicialmente por uma pequeníssima organização de base, com vários sectores a juntarem-se depois e a reclamarem como inaceitável tal situação. Este protesto chegou também à cena internacional, através de uma rede de movimentos de base (No Vox) que organizou protestos junto de embaixadas de Angola em França, no Canadá, no Togo, no Japão, na Bélgica, tendo-se seguido depois em Portugal (pela Amnistia Internacional), assim como o envio de cartas ao Presidente da República, mobilização da comunicação social, etc. 

A ampliação do protesto parece ter sido fundamental para as organizações nacionais ganharem força. A partir daqui uma cadeia de acontecimentos: uma primeira marcha é convocada na cidade de Benguela com o lema Não Partam a Minha Casa. Esta primeira marcha (25 de Março) foi reprimida, proibida pelas autoridades, os seus líderes ameaçados e visitados nas suas casas pela polícia e, no próprio dia, um forte aparato bélico por toda a cidade foi prontamente utilizado para dissuadir quem persistisse. A marcha foi cancelada. O protesto nacional e internacional intensificou-se. Os movimentos, sentindo que não estavam isolados, não desistiram e duas semanas depois convocam outra marcha a 10 de Abril. Desta vez aconteceu, e desta vez a polícia acompanhou os manifestantes, para orientar o trânsito e proteger.  Foi um grande passo!

A partir daqui outra marcha se organizou em Luanda por moradores desalojados e a viver nos escombros há 4 anos, e a organização da conferência da sociedade civil em Julho aproveita o acadeamento destes processos, faz um balanço, aperfeiçoa e consolida um movimento nacional e internacional de luta pelo direito à habitação. Esta prática pode abrir caminho para outras causas, outras alianças, outras estratégias.

Angola continua a ser um país onde a liberdade de expressão encontra fortes obstáculos, a intimidação, o controlismo, a delação, o saneamento, a perseguição, o abuso de poder, a corrupção, o autoritarismo e a prisão continuam a ser amplamente utilizados.  Apesar disso, os sem voz estão a conquistar a voz, e também a fala, estão a indignar-se, a organizar-se, a denunciar e a propor. É certo que as demolições e despejos forçados vão continuar em Angola, mas também é certo que as comunidades e os movimentos se estão a fortalecer, à custa de muita coragem, mas também por sairem do isolamento em que viviam. As redes internacionais podem jogar aí um papel fundamental, envolvendo-se, apoiando e  até, de certo modo, protegendo os movimentos de base e de luta, que actuam em condições muito adversas, com pouquissimos recursos materiais e humanos, em situação de grande isolamento com os vários riscos e limitações que isso acarreta. São estes movimentos que têm feito a diferença em Angola desde Março e é importante ver a importância do desenvolvimento de solidariedades concretas e a integração destes além fronteiras.









Loading the player...
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.








<< < Julio/2020 > >>
Dom Lun Mar Mie Jue Vie Sab
 
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
 


Brasil . Livro Produção Social da Moradia
Nos últimos dez anos, o Brasil experimentou uma significativa expansão de formas assoc...
Brasil. Lutas pela Reforma Urbana são tema de oficina autogestionada no FST
Fórum de Reforma Urbana realiza oficina no Fórum Social Temático...
Brasil. Fórum Nacional de Reforma Urbana se posiciona contra a reintegração de posse da Vila Soma
NOTA PÚBLICA...
Brasil. Vitória das famílias! Reintegração suspensa, mobilização segue
As famílias da Ocupação Soma comemoram o resultado de sua mobilizaç&atil...
DECLARAÇÃO SOBRE AS MENSAGENS FUNDAMENTAIS PARA A HABITAT III NO DIA MUNDIAL HABITAT 2015
From the Global Platform for the Right to the City...
Brasil. Os Macacos (ou Lêmures) estão por toda a cidade
Artista questionador e provocador. Subtu é um dos grafiteiros mais ativos de São Paulo...
DECLARAÇÃO FINAL – XVIII CÚPULA SOCIAL DO MERCOSUL BRASÍLIA 14, 15 e 16 DE JULHO DE 2015
Expressamos neste documento os consensos alcançados pelas várias organizaç&otil...
Brasil. Cooperativa habitacional do Uruguai é tema de mostra em SP
A PARTIR DE 3 DE JUNHO, O PÚBLICO PODERÁ CONFERIR NO MUSEU DA CASA BRASILEIRA UMA EXPO...
Brasil. JORNADA NACIONAL DE LUTA PELO DIREITO Á MORADIA, POR REFORMA URBANA, PELA FUNCAO SOCIAL DA CIDADE E DA PROPRIEDADE.
...
Brasil. BOLETIM DO FÓRUM NACIONAL DE REFORMA URBANA
BOLETIM DO FÓRUM NACIONAL DE REFORMA URBANA...
Brasil. Famílias que serão removidas por causa de Belo Monte recorrem à defensoria
Mais de 500 famílias de Altamira (PA) que terão de ser deslocadas por causa da constru...
Brasil. Benedito Barbosa recebe Medalha Nacional de Acesso à Justiça, nesta quinta-feira
A cerimônia acontece no dia 18 de dezembro, às 10h, em Brasília, no Salão...
3ª Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável
Car@a, Nosso país, assim como as demais nações que fazem parte da ONU tem a tar...
“A Política de Moradia é Basicamente de Favorecer o Mercado Privado”: Entrevista com Lorena Zárate, da HIC
Habitat International Coalition (HIC, ou Coalizão Internacional Habitat), é uma a...
Brasil. Juizas/es que recebem auxílio moradia, vão condenar multidões pobres a ficarem sem-teto e sem-terra?
No dia 15 de setembro passado, o Ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, concedeu “tut...

HIC-AL
Desde 2001, seguindo a proposta dos membros regionais e por decisão do conselho da Coalizão Internacional do Habitat (HIC), trabalha na Cidade do México o Escritório  de Coordenação Regional para América Latina da HIC (HIC-AL).
Ler mais




 
 



El contenido de esta página puede ser reproducido, siempre y cuando se cite la fuente y se envíe copia a HIC-AL (info@hic-al.org - Huatusco No. 39 - Col. Roma Sur - 06760 México D.F.), detallando brevemente la utilización que se le ha dado. Del mismo modo, nosotros citamos las fuentes que proporcionan gran parte de los materiales aquí incluidos. La información es de todos/as y para todos/as. Nos hacemos más fuertes si sabemos de dónde viene y adónde va."

Aviso legal / Legal disclaimer