Programa prevê imóvel registrado em nome da mulher
Brasil, Abril 2009
O programa de habitação do governo tem um detalhe que nem todo mundo percebeu. Quando um casal procurar financiamento, o imóvel será registrado preferencialmente em nome da mulher.
Quando o financiamento sair, o contrato e o registro do imóvel serão feitos preferencialmente no nome da mulher, mesmo que ela não tenha renda ou que não seja legalmente casada. A determinação faz parte da medida provisória do programa 'Minha casa, minha vida'.
O superintendente da Caixa Econômica diz que o objetivo é manter a maior parte da família na casa. "A mulher, no caso de uma separação de uma união não estável, é a responsável pelo tratamento dos filhos, da educação, enfim, da manutenção desse núcleo familiar", afirmou Valter Nunes, superintendente da Caixa Econômica Federal. Segundo a Caixa Econômica Federal, a regra de registrar o imóvel no nome da mulher vale para famílias que ganham até três salários mínimos. "De zero a três, há um subsídio muito alto do governo federal e não é necessário a comprovação de renda, por isso a mulher pode aparecer sozinha nesse contrato", explicou Valter Nunes.
Em São Paulo, os programas de financiamento tanto da prefeitura como do estado já dão preferência para colocar o imóvel no nome da mulher.
|