Justiça e Moradia: este é o nosso sonho real!
Brasília, 16/02/2005
Neste momento, quando ainda temos nossos corações voltados para os gravíssimo fatos acontecidos em Anapu, no Pará, em que o latifúndio assassinou a irmã Doroty Stang e outros trabalhadores rurais daquele Estado, nos deparamos com outra tragédia, agora na cidade de Goiânia-GO.
Uma violenta reintegração de posse, de área ocupada desde 19 de abril de 2004, denominada Sonho Real, situada no Setor Parque Oeste Industrial, da Capital Goiânia, onde quatro mil famílias foram barbaramente desalojadas, por mais de 2000 policiais militares e que resultou na morte de 02 trabalhadores, dezenas de feridos e mais de 800 ocupantes presos.
Isso só faz aumentar nossa indignação e revolta.
Essa ação só atende aos interesses do capital imobiliário daquela cidade conjugado com os interesses da elite política local, que prefere ver seus lotes vazios e “engordando” a fazer uma verdadeira reforma urbana. Estamos, há décadas, cobrando que essa reforma urbana em nossas cidades aconteça, com moradia digna para todos, neste nosso País que possui mais de 7 milhões de famílias sem teto.
Há meses os movimentos de moradia com atuação no Estado, já vinham denunciando a violência e a truculência da polícia contra os sem tetos em Goiânia. Deu no que deu... violência e morte.
Até quando vamos suportar esta situação? Até quando vamos continuar a enterrar os sem terra e sem teto de nosso País.
Exigimos uma rápida apuração dos fatos e responsabilização dos culpados!!! E moradia digna para os despejados!!!
União Nacional por Moradia Popular
União dos Movimentos de Moradia no Estado de Goiás.
Informativo Goiania
|